Este blogue serve exclusivamente para beneficios próprios relacionados com a disciplina de API, como tal todos os assuntos e aspectos aqui estudados e colocados não terão outra finalidade :)
No decorrer destre trabalho, utilizei diversas imagens, pus os seus respectivos fundos transparentes, de seguida coloquei as imagens na imagem do cão e do gato, colocando-as em posições específicas, depois adicionei uma legenda na imagem "Olá Amigos do 12ºB" "2011/2012"
Hoje demos inicio a um novo capitulo de estudo, começamos a estudar o Photoshop, é uma ferramenta que no permite editar imagens (maioritariamente do tipo bitmap mas também algumas do tipo vectorial), e também restaurar, montar, recuperar e modificar as imagens. Nesta aula tivemos uma pequena introdução ao programa por parte da professora, onde a professora nos ensinou algumas características e funcionalidades do programa Photoshop, também nos foi mostrado alguns trabalhos realizados por outros alunos...
As imagens bitmap são formadas por uma sequência de pixels. O pixel é a abreviação de picture element, que nada mais é do que um ponto invisível a olho nú, contendo uma informação de cor descrita por bits, ou seja, a menor unidade de informação que um computador utiliza. O número de pixels necessários para uma boa imagem depende do uso da imagem.
Ex.1
Imagens vectoriais:
Imagem vectorial é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens bitmap (mapa de bits). Uma imagem vectorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vectores matemáticos para a sua descrição.
Ex.2
Ficheiros do tipo Bitmap:
-BMP(Bitmap):O clássico bitmap da Microsoft, conhecido de todos os antigos usuários de PCs e dos novos usuários que tenham experimentado o MS Paint. Esse formato de imagem suporta indexação ou TrueColor, mas não é compactado. Esse formato não suporta canal alfa, nem transparência.Veja sobre o que vem a ser imagem indexada ou TrueColor no capítulo sobre Imagens e Arquivos.
-GIF(Graphics Interchange Format):Seria o formato mais restritivo de imagem se não possibilitasse pequenas animações. Suporta apenas imagens indexadas e transparência em lugar de canal alfa, ou seja, um pixel desta imagem pode ser ou totalmente opaco ou totalmente transparente.
-JPEG(Joint Photografic Experts Group):Esse é, com certeza, é o segundo formato mais popular da internet, vindo logo depois do html. Não é à toa que o JPG se popularizou tanto, pois o seu algorítimo de compactação gera imagens muitas e muitas vezes mais leves que a sua original na maior parte dos casos. O seu ponto negativo é que esta compactação causa perda de informação e isso representa-se em danos à imagem, o que torna inadequado o uso desse formato quando não se trata da publicação do produto final.
-PDF(Portable Document Format): O PDF é um tipo de arquivo que representa na tela do computador páginas de documentos electrónicos. É possível converter para PDF vários tipos de arquivos, desde os baseados em texto até documentos com tabelas, gráficos, imagens, etc.
-PNG(Portable Network Graphics): Este formato livre foi criado com a intenção de substituir o formato GIF, que era patenteado. Este formato suporta um grande número de informações, como canal alfa, correcção de gama, verificação de integridade, suporte a imagens com truecolor, por fim, comprime com nível regulável e sem perdas.
-TIF(Tagged Image File Format):Um formato popular, bastante usado por artistas para guardar imagens sem perda ou para enviar trabalhos bitmap para impressão. Suporta canal alfa e tipos distintos de compactação. Também é possível usar nenhuma compactação e este é, aparentemente, o uso mais comum.
Ficheiros do tipo vectoriais:
-SVG(Scalable Vector Graphics): Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vectorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada.
-SXD(OpenOffice.org DRAW): Permite de forma simples o desenho vectorial em trabalhos.
-PS(Post Script): Esse formato é largamente suportado e pode, inclusive, ser enviado directamente à maioria das impressoras recentes para aproveitamento máximo da sua qualidade de impressão. Porém esse é um formato simples que não suporta canal alfa nem filtros e por isso não pode ser usado sempre como formato intermediário para impressão.
-CDR (Arquivo Corel Draw):Um formato vetorial de propriedade da Corel Corporation. -WMF(Windows Meta File):Desenhos vectoriais usados em cliparts no Windows.