Modelos de cor:
- Modelo RGB;
- Modelo HSB;
- Modelo CMYK;
- Modelo YUV;
- ...
Modelo RGB
RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrónicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.
Modelo HSV:
O modelo HSV é a concepção intuitiva da técnica utilizada por um artista ao misturar cores básicas para obtenção de outros tons compostos. A selecção e obtenção de cores no modelo HSV é muito mais intuitiva que nos modelos RGB e CMY. Seu princípio baseia-se no controle dos valores de Hue (H), Saturation (S) e Value (V).
Modelo CMYK:
CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta(Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto ("K"ey- do inglês=chave, pois é a base).
O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo facto de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é utilizado em impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.
Modelo YUV:
O parâmero Y representa a luminância (ou seja a informação a preto e branco), enquanto U e V permitem representar a corminância, ou seja, a informação sobre a cor. Este modelo foi criado para permitir transmitir informações coloridas para as televisões a cores, garantindo que as televisões a preto e branco existentes continuavam afixar uma imagem em tons de cinzentos.